MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
FESTIVAL REGIONAL DA CULTURA GAÚCHA – 18ª EDIÇÃO – 2024
12ª, 13ª e 17ª RT MTG-SC
REGULAMENTO
FINALIDADES:
O Festival Regional da Cultura Gaúcha – FRCG nasceu em virtude da carência de rodeios artísticos na região oeste catarinense. Diante dessa necessidade as entidades tradicionalistas da região uniram esforços no sentido de dar forma e credibilidade para a constituição do mesmo. Sua construção foi o resultado do empenho de várias pessoas preocupadas e comprometidas com a cultura gaúcha e especialmente pela ousadia de realizar um evento tradicionalista com inúmeros aspectos inovadores dentro do Estado de Santa Catarina.
OBJETIVOS:
- Estimular intercâmbio entre as entidades tradicionalistas da região oeste catarinense.
- Sensibilizar as patronagens regionais acerca da importância em realizar também eventos artístico-culturais (rodeios/festivais) e esportivos, não contemplando apenas àqueles que participam das provas campeiras uma vez que os departamentos artísticos conseguem abranger um grande número da juventude tradicionalista.
- Proporcionar aos grupos de danças a possibilidade de apresentar o trabalho desenvolvido no interior de cada entidade, visando um aprimoramento qualitativo destes para os concursos a níveis estaduais e nacionais.
- Incentivar o surgimento de novos grupos de danças na região e novos valores individuais e manter em atividade durante o ano todo as invernadas artísticas.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:
1. A comissão organizadora do Festival Regional da Cultura Gaúcha para os anos de 2021 a 2025 é presidida pelo Sr. Rafael, Knakiewicz: Coordenador Artístico da 12ª RT e composta pelos seguintes membros: Flávia Thaís Leal Batistella: Vice Coordenadora Artística da 12ª RT, Luiz Matheus Vedovatto: Coordenador Artístico da 13ª RT, Darlan Fernando Tomazi Garcia: Coordenador Artístico da 17ª RT, Lucas Sperandio Rodrigues da Silva: Vice Coordenador Artístico da 17ª RT, Jeferson Moreira: Vice Presidente Artístico do MTG-SC, Gilberto de Souza Lima e Alexandre da Silva: Responsáveis pelas modalidades Individuais e pelo Sr. Gelson Borsoi do CTG Herança Gaúcha, responsável pela manutenção do site e trabalhos de informática do evento.
§ Único. Em caso de denúncia/contestação/impugnação a situações envolvendo entidades e/ou participantes do Festival, deverá ser apresentada por escrito pelo Patrão e/ou Posteiro Artístico com cópia da ata de nomeação para devido cargo ou carteira tradicionalista com o Cargo ocupado, diretamente para a Comissão Organizadora, no prazo de 60 minutos após o fato ocorrido. A Comissão terá plenos poderes para em comum acordo resolver todo e qualquer problema ou dúvida que venha a surgir durante o desenvolvimento do evento, sendo a sua decisão incontestável com resposta no prazo de 60 minutos após recebido denúncia/contestação/impugnação.
2. O festival irá abranger, em suas edições e respectivas etapas, modalidades constantes do Regulamento Artístico do MTG/SC. Sendo que, em cada etapa haverá, além do concurso de danças tradicionais, no mínimo 02 (dois) concursos individuais, pré-definidos quando da escolha das datas e locais da realização das etapas.
§1º: Entidades que tiverem interesse em sediar etapas deverão manifestar interesse através de Ofício à Comissão Organizadora, sendo obrigatória a participação em todas as etapas do ano que antecedem o ano que deseja sediar. A seleção dos locais será através de critérios definidos pela Comissão.
3. Na modalidade de danças Birivas (Tropeirismo Gaúcho) os grupos deverão apresentar 02 (duas) danças, com tempo máximo de 20 (vinte) minutos. As danças da primeira etapa não poderão ser repetidas na próxima.
4. Nas 02 (duas) primeiras participações da declamação, o competidor não poderá repetir poesia, ficando livre, caso queira, repetir nas etapas subsequentes. Para a categoria pré-mirim, essa restrição não se aplica, ou seja, poderá repetir poesia livremente.
5. Nas modalidades de gaitas é de livre escolha o ritmo constante do regulamento do MTG/SC, não podendo repetir ritmo e música nas 02 (duas) primeiras etapas, ficando livre ao competir repetir nas etapas subsequentes. O concurso será realizado com peões e prendas juntos.
6. Na modalidade de solista vocal não poderá repetir a música nas 02(duas) primeiras etapas, ficando livre ao competidor repetir nas etapas subsequentes. O Concorrente deverá apresentar uma cópia da letra da música a ser executada para fins de acompanhamento da fidelidade ao texto.
7. Para a modalidade da Chula ficam estipuladas as seguintes quantidades de passos:
CHULA INDIVIDUAL:
– PRÉ-MIRIM:03 (três) figuras
– MIRIM: 04 (quatro) figuras
– JUVENIL: 05 (cinco) figuras
– VETERANO e XIRÚ: 04 (quatro) figuras
– ADULTO: 06 (seis) figuras
CHULA TRIO:
– MIRIM e VETERANO: 03 (três) figuras
– ADULTO e JUVENIL: 04 (quatro) figuras
8. Por ocasião da realização da primeira etapa também acontecerá o concurso da mais prendada prenda do FRCG nas categorias MIRIM, JUVENIL, ADULTA, VETERANA e XIRÚ. Esta modalidade será considerada como individual para efeito de pontuação das entidades.
9. As modalidades esportivas, que incentivamos e recomendamos a sua realização pelos organizadores das etapas para sua divulgação e conhecimento, poderão ter premiação em troféus ou medalhas e sua pontuação será computada na pontuação geral das entidades como modalidade individual.
10. Todos os concursos serão divididos nas categorias conforme o regulamento do MTG-SC, ficando a cargo da entidade que sedia a etapa optar em oferecer todas as categorias. Na modalidade de danças tradicionais os grupos deverão optar no ato da inscrição (1ª. Etapa) se participa na força A ou força B.
§ Único. Fica vetada a mudança de força dos grupos de danças entre as etapas. Ex: a entidade inscrever o grupo na força A do FRCG e no decorrer das etapas querer mudar para a força B.
11. O concorrente das modalidades individuais que não comparecer no local do concurso após a primeira e segunda chamada sem justificativa escrita de outro palco, ficará automaticamente eliminado. Como penalidade, será vetada a sua inscrição na próxima etapa que houver a mesma modalidade do concurso.
§ Único- As Comissões Avaliadoras dos Individuais e das Danças são soberanas em suas decisões durante o evento.
12. As etapas do FRCG serão realizadas aos SÁBADOS e DOMINGOS ou somente no DOMINGO no caso da 1ª Etapa.
§1º: Nas etapas realizadas em 2 dias, no sábado acontecerão as apresentações das invernadas MIRIM e JUVENIL e no domingo as invernadas VETERANA e ADULTA. Os concursos iniciam pela FORÇA B e na sequência a FORÇA A. A entidade que sediar a etapa fará a abertura das danças tradicionais em suas respectivas forças.
§2º: As modalidades INDIVIDUAIS serão cruzadas na 2ª Etapa em caráter de “teste”, sendo no Sábado Adulta, Veterana e Xirú e no Domingo Pré-Mirim, Mirim e Juvenil.
§3º: Horários de início das modalidades nas etapas serão definidos após encerramento das inscrições.
§4º – Visando valorizar a premiação e agilizar a entrega da mesma, fica estabelecido que nas etapas de 2 dias ao final das apresentações dos grupos MIRIM e JUVENIL, no sábado, já ocorrerá a entrega dos troféus.
13. As inscrições para os concursos em cada etapa terão início às 8hs da manhã da segunda-feira e findam às 18hs da terça-feira uma semana antes que anteceder o evento. As mesmas deverão ser feitas, exclusivamente através do site: http://sistema.borsoi.com.br, sendo OBRIGATÓRIO a montagem do grupo de danças no sistema e o preenchimento do cadastro dos concorrentes. Salienta-se que a ordem de apresentação dos grupos da MIRIM – FORÇA B será pela localização geográfica das entidades, devendo as mais próximas ser as primeiras a se apresentarem. A FORÇA A será por ordem inversa de inscrição e os grupos de danças da entidade promotora farão a abertura do evento. A partir das 18:00 horas da quarta-feira da semana das inscrições, estará disponível no site do festival http://www.frcg.com.br a ordem de apresentação das entidades participantes da etapa.
14. Cada entidade participante deverá contribuir com a quantia de R$700,00 (SETECENTOS REAIS) se inscrever 01 grupo, R$800,00 (OITOCENTOS REAIS) se inscrever 02 grupos, R$900,00 (NOVECENTOS REAIS) se inscrever 03 grupos e R$1.000,00 (HUM MIL REAIS) se inscrever os 04 grupos de danças. Adiciona-se R$100,00 (CEM REAIS) para o Tropeirismo Biriva. A entidade que inscrever somente categorias Individuais deverá contribuir com o valor de R$100,00 (CEM REAIS). Ao final do evento, havendo sobras, as mesmas ficam automaticamente para a próxima edição e se faltar recursos, será feito um rateio complementar entre as entidades participantes.
15. O Festival Regional da Cultura Gaúcha será realizado em quatro etapas no ano que tiver Fecart e cinco etapas nos demais anos, nas datas, cidades e modalidades individuais em Nota anexa no site do Festival
16. Os promotores poderão alterar ou acrescentar modalidades individuais, desde que comuniquem com antecedência de no mínimo 30 dias antes da realização da etapa a Comissão Organizadora do Festival. Tem preferência para a realização das etapas para o ano seguinte as entidades que estiverem participando ativamente da edição deste ano e que não realizam nesta edição e que tenham condições físicas adequadas para sediar o Festival.
17. As entidades promotoras de cada etapa ficarão responsáveis pela ORGANIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA necessária aos participantes, tais como:
- Premiação (troféus do 1º ao 3º lugar nos concursos individuais e 1º ao 3º no concurso de danças tradicionais força “A” e força “B” da etapa).
- Sonorização e palcos adequados que atenda às necessidades dos grupos musicais, corpo de dançarinos e individuais (equipamento mínimo nota em anexo);
- Oferecer refeições com preços acessíveis e não abusivos aos participantes.
- Ficará a cargo da entidade promotora de cada etapa do festival à custa com a alimentação dos avaliadores e da comissão de trabalho bem como o pagamento do valor de R$900,00 (Novecentos Reais) a título da TAXA PARA REALIZAÇÃO DA ETAPA e o valor de R$1.000,00 referente ao trabalho de Secretaria no dia do evento. A estadia dos mesmos também fica por conta da entidade promotora. Sendo a etapa realizada em 02 dias, a Taxa de Realização da Etapa e Trabalho de Secretaria fica em R$1.800,00 e R$1.600,00 respectivamente.
- OBRIGATÓRIO em meses de calor os ventiladores/climatizadores que atendam o espaço que será realizado a etapa de forma adequada.
- Infraestrutura adequada para as entidades que participam, público, concorrentes e avaliadores.
§Único: Ao final de cada etapa após enquete com os CTGs e avaliadores, sendo verificado que a entidade não atendeu ao previsto em regulamento e exigências repassadas em reunião prévia, poderá sofrer punição para a entidade ficando até 2 anos sem sediar nova etapa.
18. A comissão avaliadora da modalidade de danças tradicionais será formada por 03 (três) a 05 (cinco) componentes e será apenas 01 comissão para a Força A e Força B. Os componentes serão escolhidos entre os nomes indicados, em reunião prévia no ano anterior a edição seguinte do Festival (Nota em anexo). Para a formação das comissões avaliadoras das danças tradicionais se levará em conta os custos e a facilidade de deslocamento para as etapas.
§1º: As indicações dos avaliadores serão efetuadas por um representante de cada entidade ( Patrão ou Posteiro Artístico) participante do Festival, podendo indicar até 15 nomes.
§2º: Na ausência do Patrão ou Posteiro Artístico seu representante deverá apresentar Procuração Particular com firma reconhecida para ter direito a votação e indicações no ato das reuniões.
§3º: Somente farão parte da lista de avaliadores, os indicados que receberem no mínimo 5 votos. Caso esgote-se a possibilidade de montagem de comissão avaliadora através da lista de avaliadores com 5 ou mais votos, recorrer-se-á a lista de suplentes com menos votos.
19. Os avaliadores das danças tradicionais e birivas ficarão dispostos em mesa única, voltados para os grupos de danças e para os músicos, e, as notas serão somadas e divididas, para se obtiver a média final. Ao final da apresentação, o instrutor e ou posteiro terá acesso as planilhas na mesa de conferencia das IT’s, não tendo mais acesso após as planilhas terem ido para a secretaria. Sendo que os recursos, caso exista, deverão ser entregues até uma hora após a apresentação.
20. As comissões avaliadoras dos concursos individuais serão compostas por três pessoas indicadas pela comissão organizadora e convidadas para a função.
21. As planilhas utilizadas serão o modelo adotado pelo MTG-SC, fornecidos pela organização do festival.
22. Visando uma melhor organização no departamento de secretaria, fica estabelecido que a prestação de serviço da informática será feita em todas as etapas pelo Sr. Gelson Borsoi, que já dispõe de um programa específico. A entidade que sediar a etapa deverá disponibilizar local adequado para a secretaria no dia do evento com acesso à internet e mesa grande ou várias mesas menores de maneira que possa “espalhar” as planilhas para facilitar os trabalhos.
23. Durante as etapas do festival, serão observados rigorosamente os limites de idades de cada categoria, conforme o regulamento artístico do MTG-SC devendo os participantes apresentar as identidades tradicionalistas na ocasião de sua apresentação.
§ Único: Para o grupo de dança Veterano, a cada 04 (quatro) integrantes inscritos da categoria é permitida a inscrição de 01 (um) integrante com idade de ADULTO.
24. O prazo máximo para o encaminhamento de identidades tradicionalistas é de 30 dias antes de cada etapa.
25. Cada entidade participante poderá inscrever, em cada etapa, no máximo 03 (três) concorrentes em cada modalidade nos concursos individuais, conforme regulamento do MTG-SC.
26. O grupo de dança MIRIM, JUVENIL e ADULTO da FORÇA “B” e MIRIM e VETERANO da FORÇA “A” deverá escolher 01 (um) bloco e deste escolher 02 (duas) danças para sorteio. As outras 02 (duas) danças serão de livre escolha dentre os demais blocos, sendo que deverão ser de blocos distintos.
29. Os grupos JUVENIL E ADULTO da FORÇA “A” deverão escolher 02 (dois) blocos e destes escolher 02 (duas) danças para sorteio de cada bloco, a terceira dança é de livre escolha dentre os demais blocos, sendo que deverão ser de blocos distintos.
§Único: O sorteio das Danças deverá ser efetuado no início do dia de cada categoria na secretaria por 1 representante de cada entidade, o qual indica as danças e blocos a serem sorteados.
30. As danças apresentadas não poderão ser repetidas em nenhuma etapa do festival. Para a primeira etapa em MARAVILHA as danças serão livres por serem juntos com o rodeio, sendo uma de cada bloco e diferentes das apresentadas no sábado.
§1º: A entidade que repetir alguma dança terá a nota da mesma zerada, mas computada para a média geral e, consequentemente, obterá uma média geral baixa. No caso da apresentação de dança de um mesmo bloco, será descartada a nota com pior média, não podendo da mesma maneira, repetir nas demais etapas do festival, ou seja, “queima” a dança.
§2º: Fica definido o tempo limite de 20 minutos para a apresentação de cada grupo de danças a partir do momento que o narrador liberar o palco para os músicos da entidade e de 25 minutos para o grupo que apresentar a dança do pau de fitas, Jardineira, Faca Maruja ou Meia Canha. Perderá um ponto na média geral o grupo que extrapolar o tempo de apresentação, seja minuto ou fração. As entidades organizadoras das etapas deverão providenciar com antecedência uma TV conectada a um notebook ou PC que servirá para acompanhamento do cronômetro bem como pessoa responsável por operar o mesmo.
§3º: É permitido a utilização de música que identifique a entidade para entrada e saída do grupo, desde que não coreografada e será contabilizada no tempo da apresentação do grupo.
§4º: Tempo de passagem de som para musical é de 05 minutos.
31. No caso de empate na etapa entre dois ou mais grupos de danças, o primeiro critério de desempate será o grupo que obter maior soma das notas das planilhas válidas no quesito interpretação. O segundo quesito será harmonia.
32. Os pontos das etapas do ano, obtidas pelos grupos de danças, serão somadas ao final para o fim de premiação geral da categoria. A pontuação nas etapas será assim distribuída:
Grupos de danças | Concursos individuais | ||
1° lugar | 200 pontos | 1° lugar | 50 pontos |
2° lugar | 180 pontos | 2° lugar | 40 pontos |
3° lugar | 160 pontos | 3° lugar | 30 pontos |
4° lugar | 140 pontos | 4° lugar | 20 pontos |
5° lugar | 120 pontos | 5° lugar | 10 pontos |
6° ao último inscrito | 110 pontos | 6°ao último inscrito | 05 pontos |
33. A entidade que somar maior número de pontos ao final das etapas do ano será contemplada com o troféu de campeão geral do FRCG, o qual é Rotativo.
34. Ao final das etapas do ano, será entregue a premiação de Campeão Geral de cada categoria das Danças Tradicionais. Critérios de desempate para fins de premiação final do festival:
1º maior número de 1ºs lugares
2º maior número de 2ºs lugares
3º maior número de 3ºs lugares
4º maior número de participações no festival.
35. Os 1ºs e 2ºs colocados na pontuação geral das três categorias das DANCAS TRADICIONAIS FORÇA B deverão participar da FORÇA A no ano seguinte.
36. Para que os participantes do festival possam se manter atualizados, a comissão organizadora divulgará o regulamento deste festival, a planilha de danças apresentadas pelos grupos, os resultados de cada etapa, bem como o resultado geral, pelo site: http://www.frcg.com.br/
37. Ao inscrever-se no festival a entidade fica ciente e concorda com o regulamento do mesmo.
38. Em casos omissos deste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do FRCG, com base em legislação vigente do MTG/SC.
ETAPAS 2024
23 e 24 de março – CTG Juca Ruivo – Maravilha
25 e 26 de maio – CTG Porteira Camponovense – Campos Novos
20 e 21 de julho – CTG Amizade Sem Fronteiras – São Lourenço do Oeste
30/11 e 01/12 – CTG Porteira Aberta – São Miguel do Oeste
REGULAMENTO CONCURSO MAIS PRENDADA PRENDA DO FRCG
O concurso da Mais Prendada Prenda será realizado nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta, Veterana e Xirú, na primeira etapa do Festival Regional da Cultura Gaúcha, devendo o CTG anfitrião dispor de local apropriado para tanto, preferencialmente realizado no sábado, já ficando definido 02 (dois) palcos para sua realização.
a) é condição indispensável ser associada a uma entidade tradicionalista filiada ao MTG do seu Estado, a candidata deverá apresentar a carteira tradicionalista;
b) cada entidade poderá inscrever até 2 (duas) candidatas por categoria, independentemente de serem ou não detentoras de título de prendas do CTG;
c) Será vedada a participação de Prendas que detenham títulos Regionais, Estaduais e CBTG no concurso.
d) a avaliação será realizada por uma Comissão composta de 3 (três) integrantes em cada palco, escolhidos pela Coordenadoria Artística ou Comissão Organizadora;
e) a vencedora será detentora do título até a próxima edição do Festival Regional da Cultura Gaúcha, sendo o ano subsequente, onde passará a faixa para sua sucessora, sendo que TODAS as Mais Prendadas Prendas eleitas tem a responsabilidade e o dever de assessorar a Comissão Organizadora no que for preciso, em tudo que envolva o FRCG.
f) as Mais Prendadas Prendas eleitas, terão que desenvolver em conjunto um projeto em prol do Festival Regional, que deverá ser apresentado a Comissão Organizadora do FRCG, aonde o mesmo será realizado durante todas as etapas seguintes da sua eleição do ano da sua edição.
g) a candidata terá 35 (trinta e cinco) minutos para realizar toda sua apresentação, que abrange:
h.1) na prova artística a candidata poderá optar por duas modalidades artísticas (danças tradicionais, declamação, canto, instrumento musical, relato de lenda);
h.2) na manifestação verbal, com duração de 5 (cinco) a 10 (dez) minutos, a candidata deverá discursar sobre Folclore, Tradição e Tradicionalismo, de acordo com o conteúdo programático constante no Regulamento do Concurso de Peões e Prendas do MTG/SC, de acordo com sua categoria;
h.2.2) para manifestação verbal nas categorias Pré-Mirim e Mirim, o tema será de livre escolha, podendo a candidata optar pela apresentação de um brinquedo ou brincadeira;
h.2.3) para as demais categorias serão disponibilizados pela Comissão Artística até 1 (um) mês antes do evento, 10 (dez) temas. O qual a candidata deverá escolher 2 (dois) temas e levar para sorteio os dois temas no dia do Concurso, sendo que o mesmo será realizado 30 minutos antes da sua apresentação ou uma Candidata antes.
i) História do FRCG e sua vivência tradicionalista, com duração de 5 (cinco) minutos, a candidata deverá discursar sobre a História do FRCG e sua vivência tradicionalista nele e o que ela pretende fazer em prol do Festival Regional se a mesma se tornar a Mais Prendada Prenda.
j) a candidata deverá apresentar e desenvolver um artesanato, de sua livre escolha.
k) a Comissão avaliará as candidatas em um total de 100 pontos, divididos da seguinte forma:
– 20 pontos para manifestação verbal (Pré-Mirim e Mirim – brinquedo ou brincadeira);
–15 pontos para manifestação verbal (Juvenil, Adulta, Veterana e Xirú);
– 05 pontos para História do FRCG e sua vivência tradicionalista; (Juvenil, Adulta, Veterana e Xirú)
– 20 pontos para prova artística;
– 20 pontos artesanato;
– 20 pontos para desenvoltura, comunicação e vocabulário;
– 10 pontos para postura e comportamento;
– 10 pontos para indumentária.
h) Conforme regulamento do MTG/SC, para todas as categorias, o uso do microfone é obrigatório para a apresentação.
Categorias e suas idades, para o Concurso do Mais Prendada Prenda FRCG 2024:
Pré Mirim – Até o final do ano em que completar 09 (nove) anos;
Mirim – Até o final do ano em que completar 13 (treze) anos;
Juvenil – De 13 (treze) até o final do ano em que completar 17 (dezessete) anos;
Adulta – De 17 (dezessete) até o final do ano em que completar 30 (trinta);
Veterena – Mínimo 30 anos;
Xirú – A partir do ano em que completar 50 (cinquenta) anos.
EQUIPAMENTOS DE SOM RECOMENDADO PARA CADA ETAPA DO FRCG
Palco das danças:
– Mesa de som com tecnologia atual, para boa regulagem e proporcionar uma boa qualidade sonora.
– 6 (seis) microfones de boa qualidade, com pedestais e seus respectivos cabos.
– 6 (seis) cabos P10 para instrumentos.
– 6 (seis) retornos individuais.
– 2 (dois) microfones sem fio.
– Som para os dançarinos (PA) de boa qualidade e potência, utilizando um volume razoável, para que durante as 12 horas (em média) que durará o evento, as pessoas presentes ali não fiquem incomodadas. O som deve ser agradável no ambiente e serve para os dançarinos.
– Ter de reserva: 2 microfones com seus respectivos cabos, 2 cabos P10.
– O profissional da mesa de som (técnico de som), deverá ter uma boa formação na área, conhecer muito bem sua aparelhagem, não ter deficiência auditiva, e fazer exatamente o que os músicos pedirem, dentro de um bom senso. A maioria dos músicos possui amplo conhecimento de palco, e saberão o que estarão pedindo, afinal, a nota vai ser para os músicos e não pro mesário.
Palcos das individuais (todos precisam de um técnico de som com experiência):
Declamação, gaita, trova, solista vocal:
– 2 microfones, com pedestais e seus respectivos cabos;
– 3 cabos p10 para instrumentos;
– 1 retorno;
– Sonorização ambiente de qualidade.
Chula:
– 3 microfones, com pedestais e seus respectivos cabos;
– 5 cabos p10 para instrumentos;
– 1 ou 2 retornos;
– Som ambiente de qualidade.
Conjunto vocal:
– 07 microfones, com pedestais e seus respectivos cabos;
– 07 cabos p10 para instrumentos;
– 07 retornos individuais;
– Som ambiente de qualidade.
Demais concursos, conversar com a organização com antecedência para se adequar.
Luiz Matheus Vedovatto – Músico/instrutor/Coordenador 13ª RT/CCO FRCG 2024.
NOTA 01/2024
Em caráter de teste, na realização da 2ª Etapa que será realizado dias 25 e 26 de maio de 2024 no CTG Porteira Camponovense na cidade de Campos Novos, as modalidades individuais serão feitas de forma cruzada:
SÁBADO: Individuais Adulta, Veterana e Xiru e Danças Mirim e Juvenil
DOMINGO: Individuais Pré-mirim, Mirim e Juvenil e Danças Adulta e Veterana
NOTA 02/2024
Será permitido a passagem de palco com os grupos de danças durante o período de passagem de som dos músicos (tempo 5 min conforme regulamento).
NOTA 03/2024
Modalidades previstas no Regulamento do MTG SC:
Art. 8º – As Modalidades Oficiais dos Concursos Artísticos de Santa Catarina são:
1 – Danças Tradicionais – Forças A e B;
2 – Danças Birivas do Tropeirismo Gaúcho – SENDO PERMITIDO
AGRUPAMENTO (desde que o concorrente seja filiado ao Estado de SC);
3 – Chula;
4 – Declamação Peão e Prenda;
5 – Causo;
6 – Violino;
7 – Rabeca;
8 – Gaita de Boca;
9 – Trova Mi Maior;
10- Trova do Martelo;
11- Conjunto Vocal;
12- Intérprete Vocal Peão e Prenda;
13- Gaita de Botão Até Oito Baixos;
14- Gaita de Botão Mais de Oito Baixos;
15- Gaita Piano;
16- Violão;
17- Viola de 10 ou 12 cordas;
18- Chula Trio;
19 – Poesia Inédita (Categoria única);
20 – Danças Gaúchas de Salão;
21- Mais Prendada Prenda
NOTA 05/2024
Blocos de danças do Regulamento do MTG-SC:
Art.16 – Ficam sugeridos os seguintes Blocos de Danças:
BLOCO 01 | BLOCO 02 | BLOCO 03 | BLOCO 04 |
Tirana do Lenço | Queromana | Chimarrita | Chote Sete Voltas |
Tatu com volta no meio | Queromaninha | Cana Verde | Chotes Carreirinho |
Balaio | Carangueijo | Rilo | Chotes Ingles |
Anu | Chorosa | Pezinho | Chote Sete Passos |
Sarrabalho | Vinte e quatro | Maçanico | Chote Duas Damas |
BLOCO 05 | BLOCO 06 | BLOCO 07 | BLOCO 08 |
Roseira | Valsa da Cadenas | Havaneira Marcada | Careca Caiu N’agua |
Tirana do Ombro | Valsa do Passeio | Sarna | Chotes Solado |
Tatu de Castanholas | Valsa de Mao Trocada | Chote do Dedinho | Chote Jose Fragoso |
Bentevi | Meia Canha | Chote Ponta e Taco | Chegadinho |
Siscadinho |
BLOCO 09 | BLOCO 10 | BLOCO 11 | BLOCO 12 |
Rancheira de Carreirinha | Mazurca de Carreirinha | Pau de Fitas | Chotes Moda Serrana |
Vaneirão Sapateado | Mazurca Marcada | Jardineira | Chotes Roda Moda Litoral |
Chico Sapateado | Mazurca Galopeada | Faca maruja | Chotes Par Trocado Moda Serrana |
Chimarrita Balão | Graxaim | Pericon | Chotes Par Trocado Moda Fronteira |
Balão Caído |
NOTA 06/2024
Avaliadores das danças indicados com 5 ou mais votos:
- Ricardo Comandulli
- Márcio Bertussi
- Rodrigo Pasquali
- Milton Lin Jr
- Anderson Pereira
- Gabriela Bigaton
- Rui Arruda
- Eduardo de Sá
- Lucas Schmaedeke
- James Pereira
- Saimon Munareto
- Denison Monks
- Jackson da Rosa
- Fernanda Arruda
- Julio Arruda
- Paulo Bigaton
- Diego Muller
- Mateus Arruda
- Luiz Bandeira
- Luciano Gago
- Fabrício Nico
- Mauro pedroso
- Gustavo Perochin
- Tereza Rosgzkowski
NOTA 07/2024
A Comissão do FRCG informa que, para a Edição 2024, será considerado como categoria Xirú o concorrente com idade acima de 40 anos, excluindo, assim, a categoria Vaqueano.
NOTA 08/2024
CONSIDERANDO o artigo 38 do Regulamento do Festival Regional da Cultura Gaúcha, a Comissão Organizadora com relação a Chula Trio, seguirá o Regulamento Artístico do MTG/SC:
Seção Décima Terceira (13ª) – Da Chula Trio
“ Art. 52 – Os Trios formados poderão conter 03 (três) Entidades conjuntas nas Categorias: Mirim, Juvenil, Adulto, Veterano.
….
§ 3º – Cada competidor poderá representar apenas 01 (um) Trio de Chuleadores, ou seja, cada Chuleador poderá concorrer representando 01 (um) único Trio.
§ 4º Este concurso por permitir agrupamentos não somará pontos para o cômputo de Campeão Geral do Rodeio.”
NOTA 09/2024
CONSIDERANDO o artigo 38 do Regulamento do Festival Regional da Cultura Gaúcha, a Comissão Organizadora com relação a Dança de Salão, seguirá o Regulamento Artístico do MTG/SC:
SEÇÃO DÉCIMA SEGUNDA (12ª.) – DAS DANÇAS GAÚCHAS DE SALÃO
Art. 51 – As DANÇAS GAÚCHAS DE SALÃO
II – As Danças Gaúchas de Salão que farão parte do Concurso são:
a) BLOCO 1 – XOTE E MILONGA;
b) BLOCO 2 – CHAMAMÈ – RANCHEIRA – VALSA;
c) BLOCO 3 – BUGIO – POLCA – VANERA.
III – O Concurso será dividido em 02 (duas) etapas:
a) Na Primeira etapa, os pares, deverão se apresentar, um a um, com 02 (duas) danças, sendo 01 (uma) do BLOCO 1 e outra do BLOCO 2 ou do BLOCO 3, ficando o par, livre para a escolha do Bloco. A ordem de apresentação desta etapa será definida por sorteio, podendo ser alterada pela Comissão Avaliadora, se assim achar necessário para o bom andamento do concurso.
b) Na Segunda etapa, os pares, deverão se apresentar, em grupos de até 05 (cinco) pares, conforme o número de participantes. Será sorteada para esta etapa, 01 (uma) dança, entre as 06 (seis) danças dos BLOCOS 2 e 3 para cada grupo.
c) A seleção das músicas que os pares dançaram na 1ª e 2ª etapa, serão de
responsabilidade da Entidade promotora do evento. *(FRCG)
d) A Dança do BLOCO 1 deverá apresentar característica da autenticidade e
originalidade (passos e ou figuras tradicionais), mas poderá ser abrilhantada por
figuras pesquisadas ou ainda de criação própria, sendo esta avaliada também
pela criação coreográfica.
e) As Danças dos BLOCOS 2 ou 3 deverão ser autênticas, não podendo sofrer
alterações em suas características.
f) Cada par participante receberá um número a ser colocado nas costas do peão
(cavalheiro) a fim de identificação.
VI – Na avaliação serão observados os seguintes quesitos:
• BLOCO 1:
a) Correção Coreográfica;
b) Interpretação Artística;
c) Ritmo e Harmonia do Par;
d) Criatividade.
• BLOCOS 2 e 3:
a) Correção Coreográfica;
b) Interpretação Artística;
c) Ritmo e Harmonia do Par;
d) Dança em Conjunto.
*PODENDO inscrever até 03 casais por Categoria de cada Entidade.